Sintomas e tratamento de varizes durante a gravidez

Esperar um bebê é, sem dúvida, um momento maravilhoso na vida de qualquer representante do sexo frágil. Mas muitas vezes está associado a várias ansiedades e complicações. Uma delas são as veias varicosas durante a gravidez. O crescimento do feto coloca muito estresse nas pernas da mulher, às vezes os vasos sanguíneos não aguentam e ocorre essa doença desagradável. Não só prejudica a aparência estética, mas pode ser bastante perigoso para a saúde e até para a vida. Mais sobre isso no artigo.

Principais causas da patologia

As veias varicosas em mulheres grávidas são uma ocorrência bastante comum; cada terceira mulher experimenta isso.

Existem vários motivos para o aparecimento de varizes durante a gravidez:

  1. A composição do sangue muda; o fibrinogênio aumenta durante a gravidez. É “responsável” pela viscosidade do sangue. Isso significa que o sangue fica mais espesso, é mais difícil mover-se através dos vasos e o fluxo sanguíneo normal é interrompido. Portanto, as veias não aguentam e se expandem. Além disso, à medida que o fibrinogênio aumenta, a probabilidade de coágulos sanguíneos aumenta.
  2. Um aumento da progesterona no sangue é um fator desfavorável para os vasos sanguíneos. O fato é que esse hormônio reduz o tônus do útero, protegendo o corpo de abortos espontâneos e partos prematuros. E, ao mesmo tempo, o tônus vascular diminui.
  3. O volume sanguíneo quase duplica durante a gravidez; esse aumento leva ao fato de que os vasos não conseguem lidar com o volume incomum de sangue e ficam deformados.
  4. Como mencionado acima, o crescimento fetal cria aumento da pressão nos vasos sanguíneos.

Além disso, uma mulher pode apresentar fatores indiretos desfavoráveis para o desenvolvimento de varizes durante a gravidez:

  • fator hereditário;
  • rápido ganho de peso;
  • presença insuficiente de fibras e vitaminas na dieta da gestante;
  • baixa mobilidade.

Se a mãe sofreu de varizes nas pernas durante a gravidez, é provável que sua filha tenha esse problema.

Sintomas de varizes durante a gravidez

causas de varizes durante a gravidez

No início da doença, a mulher pode não sentir nenhum sintoma. Em seguida, aparecem vasinhos e vasinhos. Mas poucas pessoas prestam atenção a eles. Mas quando o inchaço nas pernas aparece à noite, assim como as cólicas noturnas, muitos ficam cautelosos.

A seguir, as veias tornam-se visíveis a olho nu; eles “se estendem” até a superfície da pele das pernas. Isso não só prejudica a aparência, mas também causa preocupação. Afinal, poderia ser ainda pior! Na verdade, podem formar-se coágulos sanguíneos nas veias dilatadas, o que já ameaça a vida da mulher e do feto.

É impossível curar completamente as veias varicosas durante a gravidez; você só pode se livrar da patologia após o parto.

Além disso, se você tiver varizes nas pernas durante a gravidez, pode estar preocupada com:

  • peso nas pernas;
  • dificuldade de movimentação (às vezes as pernas incham tanto que fica difícil andar);
  • dor incômoda nas pernas.

É claro que muitas mulheres grávidas sonham em se livrar desses sintomas. Para isso, você precisa entrar em contato com um flebologista ou cirurgião, ele lhe dirá o que fazer.

Os tipos mais comuns

As varizes não são comuns apenas nas pernas durante a gravidez.

Existem também varizes:

  • vulva;
  • lábios;
  • reto (mais conhecido como hemorróidas).

As varizes mais comuns entre as mulheres grávidas são as extremidades inferiores e as hemorróidas. Este último traz muitos problemas para a mulher - dor durante as evacuações e sangue nas fezes. Se o tratamento para varizes durante a gravidez não for iniciado a tempo, podem surgir grandes problemas, como: sangramento venoso. Para evitar que isso aconteça, você precisa consultar um médico a tempo. Ele lhe dirá como tratar varizes durante a gravidez.

Tratamento eficaz

Atualmente, existem muitos remédios para varizes em mulheres grávidas. Mas prescrevê-los a si mesmo é muito perigoso. Porque muitos dos medicamentos têm contra-indicações graves. O médico irá prescrever um tratamento adequado que não prejudique a mãe nem o bebê.

A terapia para varizes em mulheres grávidas geralmente consiste em medicamentos tomados por via oral e pomadas para uso externo. Mas vale ficar atento: alguns deles não podem ser usados no primeiro trimestre.

Você também pode usar receitas da medicina tradicional para tratar varizes em mulheres grávidas. Mas primeiro é preciso consultar o seu médico, pois muitas dessas receitas podem ser prejudiciais à vida do bebê.

Métodos populares de luta

Aqui estão algumas receitas úteis da medicina tradicional para mulheres grávidas:

  1. Vinagre de maçã. Pode ser aplicado nas áreas das pernas afetadas por varizes ou tomado por via oral, mas apenas em dosagem especial. Você não deve adicionar mais do que uma colher de chá de vinagre em um copo de água e beber uma vez ao dia. Dentro de um mês após esse tratamento, mudanças positivas aparecerão.
  2. Castanha da Índia. Esta planta sempre ocupa o primeiro lugar entre os remédios para o tratamento de varizes. Porque fortalece perfeitamente a parede vascular, alivia o inchaço, alivia cãibras e peso nas pernas. Em consulta com o seu médico, você pode esfregar tintura de castanha da Índia nas veias e bebê-la internamente. Você precisa tomar a tintura duas vezes ao dia, um certo número de gotas prescritas pelo seu médico. Depois de dez dias você precisa fazer uma pausa. Então a recepção pode ser repetida.
  3. Tomates verdes. Você precisa cortar o tomate ao meio no sentido do comprimento e depois aplicá-lo nas áreas doloridas das pernas. Você precisa segurá-lo até que apareça uma sensação de queimação. Algumas pessoas os amarram aos pés durante a noite e os lavam com água fria pela manhã.
  4. Tintura de Kalanchoe Você pode esfregar os pés, precisa fazer isso todos os dias durante três meses.
  5. Batata. É preciso ralar várias batatas cruas em um ralador grosso, aplicar a pasta em um pano e fazer uma compressa. Faça um curativo bem e remova-o após 4 horas.
  6. Artemísia. Moa as flores de absinto até ficarem homogêneas, dilua com leite e aplique nos pés. Faça um curativo bem, retire a compressa após 2 horas.

Ginástica terapêutica

A ginástica terapêutica também ajuda no tratamento de varizes. Existem vários exercícios para gestantes que podem reduzir a ocorrência desta doença.

Aqui estão alguns deles:

  1. Sente-se em uma cadeira, faça movimentos circulares com os pés, alternando cada perna. Repita 10 vezes.
  2. Deitado de costas, levante cuidadosamente as pernas e faça movimentos com as pernas que imitem andar de bicicleta.
  3. Em pé, fique na ponta dos pés e role sobre os calcanhares. Repita 10 vezes.
  4. Ande sem tirar as meias do chão por 2 minutos.

É muito útil descer as etapas. Também é importante passar muito tempo caminhando ao ar livre - caminhar normaliza o fluxo sanguíneo. Após o exercício, você precisa deitar-se de costas com as pernas levantadas em 20 graus.

Noções básicas de prevenção

Uma boa prevenção e tratamento para varizes é o uso de meias de compressão. O seu médico assistente irá ajudá-lo a escolher o tipo e a compressão.

métodos de tratamento de varizes durante a gravidez

Existem vários tipos de meias de compressão:

  • meia-calça;
  • meias;
  • golfe;
  • bandagens elásticas.

Meia-calça contra varizes para gestantes é usada para varizes extensas em grandes áreas das pernas, dos pés aos quadris. Para pequenas varizes na região até os joelhos, são usadas meias até os joelhos. Bandagens elásticas fixadas nos pés e depois enfaixadas na coxa também ajudam com sucesso.

O principal tratamento para varizes durante a gravidez visa prevenir a trombose e garantir uma boa circulação sanguínea.

As malhas devem ser usadas pela manhã, de preferência sem sair da cama. Antes disso, você pode aplicar um creme medicinal. Então você precisa se deitar por mais dez minutos para normalizar a circulação sanguínea. Você pode usá-lo o dia todo, tirando antes de dormir.

Uma mulher que engravida deve tomar as seguintes medidas para prevenir varizes:

  1. Durma à noite do seu lado esquerdo. Isto tem um efeito benéfico no feto e nos vasos sanguíneos da mãe.
  2. Ande mais ao ar livre. Ao se mover, a parede vascular é fortalecida, o sangue fica saturado de oxigênio e a composição do sangue melhora. Caminhar evita coágulos sanguíneos.
  3. Normalizar a nutrição; a dieta de uma mulher grávida deve conter todos os minerais e vitaminas necessários. Você também pode tomar complexos vitamínicos.
  4. Faça ginástica especial para gestantes.
  5. Evite ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo.
  6. Certifique-se de que o peso corporal da mulher grávida não aumenta muito rapidamente.
  7. Use sapatos confortáveis com salto baixo.
  8. Para apoiar o abdômen, é necessário usar um curativo especial.
  9. Não fume ou beba álcool em nenhuma circunstância.
  10. É útil para mulheres grávidas visitarem a piscina.
  11. Um banho de contraste fortalece muito bem os vasos sanguíneos. Só deve ser tomado pela manhã. Banhos quentes, banhos e saunas são proibidos durante a gravidez.
  12. Descanse mais com as pernas elevadas.

E você deve definitivamente seguir as recomendações do médico, caso contrário as consequências desagradáveis das varizes não podem ser evitadas.

Consequências do desenvolvimento da doença

Se as veias varicosas não forem tratadas, são possíveis complicações bastante graves. Alguns deles até ameaçam a vida da mãe e do bebê.

Aqui estão algumas complicações das veias varicosas durante a gravidez:

  1. Trombose. Coágulos sanguíneos podem se formar em veias dilatadas. Às vezes, eles se rompem e se movem através dos vasos, o que é muito perigoso.
  2. Embolia pulmonar. Esta é uma condição grave e potencialmente fatal quando um coágulo sanguíneo chega aos pulmões, impedindo a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigênio. Não há sintomas preliminares, o que dificulta o diagnóstico da doença.
  3. Tromboflebite. Um coágulo sanguíneo em um vaso causa inflamação. Neste caso, são visíveis vermelhidão e inchaço do membro. Os sintomas incluem dor intensa e coceira em uma determinada área.
  4. Úlcera trófica. Essa complicação ocorre com varizes e diabetes mellitus. Nesse caso, não só a pele fica inflamada, mas também os ossos e tendões. O processo leva muito tempo para se desenvolver e várias infecções estão associadas a ele.

Por isso, para evitar complicações tão terríveis, é preciso perceber a tempo a doença e iniciar o tratamento. É importante seguir todas as instruções do médico assistente.