
A varicose é uma doença crônica das veias subcutâneas, na qual ocorre o funcionamento das válvulas venosas reversas, como resultado disso, a estagnação no sangue nos vasos sanguíneos, seu inchaço e outras consequências surgidas.
A expansão varicosa ocorre nas veias de uma pequena pelve, esôfago, estômago, nos homens - testículos (varicocele), mas na maioria dos casos a doença afeta as pernas, pois são suscetíveis às maiores cargas.
O movimento do sangue através das veias das extremidades inferiores ocorre no fundo, ao contrário da gravidade. Sua corrente traseira - refluxo - é evitada pelas válvulas venosas. Como resultado da deficiência de válvula, o sangue se acumula nos vasos e pressiona as paredes, esticando -as.
Além disso, contra os antecedentes desse processo, ocorrem fenômenos inflamatórios. Tudo isso é acompanhado por sintomas de varizes:
- Enrolamento característico e espessamento atado dos vasos das pernas.
- Dor intensiva e queimação, especialmente com cargas.
- Fadiga rápida, gravidade nas pernas.
- A cor azul escura e avermelhada das veias das extremidades inferiores, que podem ser claramente vistas na foto.
- A aquisição de pigmentação marrom e brilhante no tornozelo, na parte inferior da perna.
- Convulsões periódicas.
- Úlceras.
Qualquer doença é melhor tratada nos estágios iniciais, por isso é importante saber como as varizes começam.
Os sintomas da primeira etapa da doença são organizados em um aumento no aumento:
- Inchaço noturno das pernas.
- Após uma sessão prolongada ou em pé em caviar, parecem sensações de explosão e gravidade que passam após descanso ou caminhar.
- Cólicas noturnas em bezerros, uma sensação de calor em uma ou nas duas pernas.
- A manifestação de veias subcutâneas escuras e a aparência de "estrelas" vasculares sob o joelho, na parte traseira da perna.
Na maioria das vezes, as varizes são manifestadas em pessoas após 30 a 40 anos, embora aconteça em crianças em idade escolar. Segundo várias fontes, todo 10º homem e cada 3ª mulher sofrem com ele.
As razões para o desenvolvimento da doença
- Predisposição hereditária: defeitos da válvula, sua ausência.
- Aumento da pressão venosa:
- Grandes cargas nas pernas, levantamento de peso (por exemplo, envolvendo esportes profissionais);
- trabalho permanente ou uma longa posição estática em pé;
- Excesso de peso;
- Gravidez, distúrbios hormonais.
- Alterações relacionadas à idade.
- Um estilo de vida sedentário (por exemplo, trabalho sedentário).
O último fator desempenha um papel importante, pois não apenas as contrações cardíacas, mas também as contrações dos músculos das pernas contribuem para o movimento do sangue através das veias.
Se você não tomar medidas, a doença varicosa é complicada por eczema, tromboflebite, úlcera trófica (uma longa ferida não curando) ou ruptura das varizes.
Como tratar as varizes nas pernas?

Além de um exame médico visual, identificar e avaliar as varizes permitem:
- reovasografia;
- Ultrassom das extremidades inferiores;
- flebografia.
Como tratar as varizes, o flebologista determina com base no estágio da doença, na idade do paciente, nas características de sua saúde e condição. Em geral, a escolha é entre tratamento conservador e cirúrgico.
Na ausência de manifestações agudas, o paciente é indicado pelo tratamento medicamentoso de varizes, nutrição alimentar, exercícios, uso de bandagens elásticas e malhas especiais para compressão de veias nas pernas. Terapia e medicamentos específicos são prescritos pelo médico.
Muitas vezes, nos estágios iniciais, é prescrita uma pomada, o que impede a triminação. Agentes de venotonização - A flebotônica é geralmente usada em comprimidos.
O paciente pode ser mostrado fisioterapia para melhorar o fluxo sanguíneo, por exemplo, massagem pneumática. A hirudoterapia é considerada eficaz para o tratamento de varizes, uma vez que as sanguessugas, sugando sangue, liberam uma enzima que dilui o sangue.
Todos os meios tradicionais conservadores visam manter o tom das veias e melhorar a condição do paciente, mas não curam varizes. Usando uma operação cirúrgica, você pode remover os vasos de superfície afetados e, se houver, tumores, comprimindo -os. Mas uma maneira tão radical de resolver o problema está repleta de complicações e tem um longo período de recuperação.
Até o momento, os métodos mais progressistas são considerados:
- Cauterização de veias com um laser.
- Escleroterapia (desconectando as veias danificadas do fluxo sanguíneo usando espuma médica especial).
Como a doença geralmente ocorre durante a gravidez, é importante que as mães existentes visitem periodicamente um flebologista, especialmente se houver queixas.
Tratamento doméstico de varizes e remédios folclóricos
É possível melhorar o estado das veias nas pernas e aliviar os sintomas da expansão varicose com a ajuda do tratamento popular. Existem vários meios para isso.
Chestnut é o melhor remédio para varizes. Despeje 50 g de flores 0,5. l. álcool ou vodka. Deixe -o infundir por duas semanas e depois coe e beba uma colher de sopa três vezes ao dia antes das refeições. Para não queimar a garganta, beba tintura com água. Em uma semana, interrompa por 14 dias e passe por outro curso.
Você pode aplicar as folhas de Mokritsa nas veias afetadas e, por cima - uma folha quebrada de bardana, repolho ou banana. Coloque essas compressas quatro vezes ao dia durante 30 minutos. todo. O curso é várias semanas com um intervalo de dois.
Despeje os cones de lúpulo seco com um copo de água cozida por 15 minutos. Você precisa tomar a infusão completamente em 30 minutos. Antes de comer, e assim por diante, antes de receber o resultado. As pernas podem ser tratadas com a mesma ferramenta usando -a como uma compactação.
Não é menos prolongado de tratamento - Dioecious. Deveria ser fabricado com água fervente e, tendo insistido um pouco, beber um quarto de vidro três vezes por dia.
À noite com varizes, em casa, eles fazem uma compactação feita de óleo natural e alho picado com casca.
Não apenas pacificar as varizes. O tratamento com remédios folclóricos deve ser complementado por uma dieta na qual as gorduras animais devem ser limitadas a favor de vegetais, frutas e especialmente bagas (a mesma dieta também é indicada com tromboflebite).
Prevenção e exercícios para varizes

Se você tem uma tendência a esta doença, as seguintes recomendações ajudarão a desacelerar sua progressão:
- Não fique de pé e não fique sentado por um longo tempo em um só lugar - mova -se, amassar, com mais frequência mude a posição do corpo.
- Não tome banhos quentes, especialmente de manhã - é melhor substituí -los por um chuveiro quente por pisos frios finais.
- Use sapatos confortáveis sem saltos ou com pouca cabeça.
- Em caso de cargas, você pode fazer bandagem nas pernas ou colocar coisas terapêuticas de malha, mas somente depois de consultar um médico.
- Recuse o fumo, devido ao qual o estado dos vasos sanguíneos se deteriora.
A principal prevenção de varizes é a atividade motora moderada: natação, caminhada, ciclismo, carregamento. Recomendamos lembrar os exercícios do quente -que ajudarão a manter as veias das pernas em boa forma.
- Fique reto, com as mãos nos quadris, suba lentamente até as meias e caia nos pés 20 vezes, depois repita o mesmo, apenas os calcanhares juntos e as meias em direções diferentes. Depois de - caminhe em meias.
- Fique exatamente, suas pernas juntas, estique as mãos na inspiração e na expiração, retorne à posição original. Repita várias vezes e depois faça o mesmo, realizando uma deglutição na expiração de uma pose primeiro com um pé e depois a outra.
- Deite -se de costas e coloque as pernas dobradas nos joelhos, em uma cadeira e dobrado, endireite os pés alternadamente.
- Faça o exercício "bicicleta" - é incrivelmente eficaz para as varizes.
- Levante as pernas e torne -se uma "bétula" e faça uma tesoura gentilmente.
- Deitado de costas, puxe as pernas alternadamente para o peito sem prender a respiração.
- Deite -se do lado, dobre a perna e exage a parte superior 20 vezes os balanços para a frente, para cima, segure a parte superior da parte superior da perna e levante a perna. Faça o mesmo de outro lado.