6 sinais não óbvios de varizes

Com a menção de varizes, muitas pessoas imaginam nós feios se apresentando nas pernas. No entanto, além de problemas externos, as varizes podem levar a complicações mais graves até a perda de mobilidade. Segundo as estatísticas, 30 % das mulheres e pelo menos 10 % dos homens tratam essa doença para obter ajuda médica. Portanto, é tão importante conhecer os primeiros sinais completamente não obvios de uma doença inicial, a fim de iniciar o tratamento com o tempo e evitar consequências desagradáveis.

6 sinais não óbvios de varizes

Coceira em pernas e tornozelos 


Um dos sintomas mais inobilados e frequentemente ignorados de varizes está com coceira nas pernas e tornozelos. É devido às mudanças que ocorrem nos vasos e nos tecidos adjacentes ao foco. A estagnação do sangue nas veias afetadas causa uma violação da nutrição tecidual - os produtos metabólicos deixam de excretar adequadamente. É esse processo que é a causa da secura e descamação excessiva da pele das pernas.

A coceira para varizes parece ser um sintoma bastante "seguro", mas é que sinaliza o início da doença. No futuro, pode levar à formação de úlceras tróficas.

O que o médico fará:

Ele prescreverá anti -histamínicos que reduzem o inchaço do tecido e aliviam os espasmos que interferem na circulação normal de sangue e linfa.
Ele prescreverá sedativos que acalmarão o sistema nervoso e normalizarão o sono.
Ele recomenda pomadas e cremes de cicatrização antibacterianos que não permitem infecções e hidratam a pele.


Cólicas musculares

As varizes das extremidades inferiores se manifestam em uma variedade de sintomas, mas as mais famosas convulsões noturnas nas pernas. Devido à estagnação do sangue, há uma violação da circulação em veias e vasos menores. Por sua vez, a pressão nos tecidos adjacentes cresce, as terminações nervosas estão irritadas e, como resultado, cólicas. Além disso, os músculos, devido ao mau metabolismo, começam a experimentar a fome de oxigênio, o que também leva a convulsões.

Mudando a cor da pele

Muitas vezes, pacientes com varizes se queixam de alterar a cor da pele na área de veias profundas afetadas. A cor irregular das pernas - branca ou, inversamente, manchas escuras - deve alertar aqueles que suspeitam da presença de varizes.

A mudança de cor é devido à falta de suprimento sanguíneo e baixa circulação linfática. A princípio, os pontos não se incomodam de forma alguma, mas à medida que a doença se desenvolve, a situação se torna alarmante: as manchas coram, compactas e coceira aparecem. Nesse caso, os médicos alertam o paciente sobre a possibilidade de inflamação e até o aparecimento de úlceras tróficas, mas apenas na ausência de tratamento.

Dor se intensificando após períodos de imobilidade

Se, após longos períodos de imobilidade e permanecer em uma posição estática, as pernas começarem a machucar, esta é uma ocasião para olhar mais de perto a saúde deles. Nos estágios iniciais das varizes, a dor é quase invisível, ela passa se você aumentar as pernas mais alto ou fazer uma massagem leve. Apesar da baixa intensidade, essa dor é um sintoma alarmante. Sensações desagradáveis nas pernas estão associadas a baixa circulação sanguínea: em um corpo saudável, o sangue rapidamente faz o caminho de pernas para coração, mas as varizes impede esse processo.

A flebologia afirma que as varizes estão associadas à saúde do coração. E é recomendável examinar o sistema cardiovascular para problemas com veias para examinar, a fim de evitar problemas com as válvulas cardíacas.

Dormência e formigamento

A dormência periódica de curto prazo dos pés pode indicar o estágio inicial das varizes. Se for raro, não é um sinal alarmante da doença - é uma norma fisiológica. Mas os episódios repetidos indicam a necessidade de visitar um flebologista.

A dormência é um processo bastante complicado. Sua ocorrência se deve ao fraco funcionamento das articulações. E o fraco funcionamento das articulações ocorre devido ao suprimento insuficiente de tecidos com oxigênio. Os membros não têm líquido suficiente entre as juntas responsáveis pela atividade motora normal.

Os médicos alertam sobre o perigo de dormência e, se ocorrer sintomas persistentes, recomendam que você busque ajuda qualificada.

 Inchaço

Muitas vezes, o inchaço são os precursores das varizes. O inchaço dos tecidos se deve ao acúmulo de fluido no espaço intercelular. Isso acontece se as válvulas venosas funcionarem incorretamente. Normalmente, o edema varicosa aparece à noite e se intensifica em clima quente. Para determinar os desvios, os médicos recomendam medir a circunferência de um tornozelo: se à noite for mais do que a manhã em 1 cm, então, provavelmente, é hora de soar o alarme. De acordo com as estatísticas e o inchaço das pernas, as mulheres são mais afetadas.

Como evitar a aparência de varizes

  • Mover ativamente todos os dias. A circulação sanguínea adequada e, portanto, a saúde das veias depende diretamente da atividade física.
  • Os vôos da aviação com duração de mais de 4 horas aumentam o risco de estagnação e até a formação de trombose venosa profunda. Durante o voo, beba água, tire os sapatos, não coloque roupas estreitas. Tudo isso complica o fluxo de sangue para os vasos periféricos.
  • Use linho de compressão. As malhas de compressão são os meios mais acessíveis de prevenir as varizes. Com o uso adequado, impede a aparência de "estrelas" e edema.
  • Comece a levar um estilo de vida saudável. Excesso de peso, fumar e alimentos gordurosos são os principais inimigos de belas pernas.
  • Beba pelo menos 1,5 litros de líquido por dia. Quando a desidratação, o sangue engrossa e as veias o movem com dificuldade.
  • Veja como você está sentado. A pose da “perna na perna” complica a circulação sanguínea correta.
  • Os melhores tipos de atividade física para a prevenção de varizes - caminhando (mesmo ao longo das escadas no prédio de escritórios), alongamento, corrida e ioga.