As varizes da pelve (WRMW) ou síndrome da dor pélvica crônica ainda é uma doença exótica com limites de diagnóstico difuso para muitos médicos.
Isso explica o fato de que alguns médicos "não percebem" essa doença para seus pacientes por um longo tempo, enquanto outros fazem esse diagnóstico a quase cada segunda pessoa que sofre de uma constante dor inexplicável no abdômen inferior.

Enquanto isso, a qualidade da vida adicional do paciente, sua capacidade de desfrutar do lado íntimo dos relacionamentos com um ente querido e a capacidade de continuar sua família, depende em grande parte da detecção oportuna das varizes, depende em grande parte.
Descrição da doença, sua prevalência, dados estatísticos
O fenômeno da dor pélvica crônica é conhecida pelos médicos por um longo tempo. Mas apenas relativamente recentemente se tornou a razão mais conhecida e provavelmente - varizes da pelve. Esta é uma doença Foi descrito pela primeira vez em 1975 E ainda não bem estudado.
É mais provável que essa patologia se desenvolva de acordo com o algoritmo a seguir :
- O plexo venoso na pelve é uma formação complexa, que inclui troncos vasculares grandes e veias menores que se estendem deles. Ao mesmo tempo, o sistema venoso da pequena pelve em homens e mulheres difere em sua estrutura, que determina a especificação sexual da doença - VRVMT É muito mais comum nos representantes do sexo mais fraco .
- Devido a vasos de aperto, entupimento completo ou parcial do canal venoso, as alterações no tom das paredes vasculares são perturbadas pela saída de sangue de veias pélvicas profundas.
- Como resultado, as veias deixam de cumprir suas funções na íntegra: A deficiência de válvulas venosas progride E uma saída normal de sangue é perturbada.
- Nas veias pélvicas, os fenômenos estagnados associados ao sangue reverso fundido através dos vasos começam - isso provoca a expansão das veias e o desenvolvimento de varizes.

Os sintomas de varizes (varizes) das veias dos órgãos internos da pelve são muito mais comuns em mulheres em idade reprodutiva do que nos homens. Ao mesmo tempo, as veias ovariais ("ovárias") geralmente sofrem - em 85% dos casos.
O sintoma líder é a dor registrada em mais de 90% dos pacientes . Mas a prevalência desta doença entre a população ainda não foi esclarecida: de acordo com diferentes estudos, é de 6 a 80%. Uma corrida tão grande no "testemunho" é explicada apenas pelas qualificações insuficientes dos médicos de diagnóstico ao fazer um diagnóstico.
Causas e fatores de risco
As causas das varizes pélvicas são quaisquer alterações no corpo que possam provocar o lançamento do mecanismo patológico desta doença:
A causa anatômica e fisiológica das varizes | O que pode levar a isso |
Compressão mecânica das veias pélvicas |
|
Mudando o tom dos vasos sanguíneos |
|
Entupindo veias da pelve |
|
Altos fatores de risco VRVMT são:
- trabalho físico tenso;
- vida sexual insuficientemente regular ou insatisfatória;
- abuso na vida íntima por relações sexuais interrompidas;
- um grande número de gestações e parto;
- doenças ginecológicas frequentes;
- contracepção com medicamentos hormonais;
- mau funcionamento hormonal no corpo;
- Hipodinamia.
Classificação e estágios de varizes
No ambiente médico, a separação condicional de VRVMT é aceita pela natureza do curso em varizes das veias da virilha e dos órgãos genitais externos (por exemplo, labia) e síndrome da infinidade venosa.
Esta classificação não tem muito significado prático, pois Na maioria dos casos, os pacientes têm ambas as formas Ao mesmo tempo, como provocar um ao outro.
Você também pode encontrar uma classificação da doença pela causa raiz de sua aparência. Nesse sentido, o VRVMT é dividido em:
- Primário - causado pelo trabalho insatisfatório das válvulas venosas;
- secundário - se desenvolve como uma complicação das doenças inflamatórias, ginecológicas ou oncológicas existentes dos órgãos internos.

O que é perigoso e se haverá consequências
Este tipo de patologia vascular não pode ser chamado de doença mortal . Descoberto no tempo, ele se presta bem à correção médica. Mas todo o problema é que encontrá -lo não é tão simples. O conhecimento insuficiente da doença e a baixa conscientização da maioria dos médicos de diagnóstico desempenham um papel nisso.
Acontece que os pacientes sofrem com essa doença há anos sem suspeitar. E em seu corpo, enquanto isso Há várias mudanças irreversíveis:
- A varicose progride, as áreas adjacentes são incluídas no processo patológico - a expansão das veias dos órgãos reprodutivos (por exemplo, varizes do pênis), o períneo e as extremidades inferiores aparecem.
- A disfunção persistente dos órgãos genitais internos aparece, que pode levar à infertilidade ou à incapacidade de suportar a gravidez Em mulheres.
- Contra o pano de fundo da síndrome da dor, vários distúrbios psico -emocionais pelo tipo de neurastênia se desenvolvem.
- Devido à dor crônica, agravante durante a intimidade, uma pessoa pode abandonar completamente o sexo.
- As complicações mais raras e ao mesmo tempo as complicações mais graves das varizes pélvicas são consideradas trombose das veias e tromboembolismo dos pulmões. Eles encontre -se em cerca de 5% dos casos, mas sempre mortal .
Diagnóstico
Segundo os pesquisadores americanos, no início dos anos 2000, apenas 2% dos pacientes com VRVMT fizeram inicialmente o diagnóstico correto. Às vezes, uma conseqüência de um erro de diagnóstico foi a remoção de órgãos de detergentes em mulheres, embora isso possa ser evitado se fossem usados Os métodos mais precisos para diagnosticar varizes pélvicas :
- Estudo de ultrassom e dopplerográfico de veias - torna possível suspeitar de varizes;
- Flebografia - Estudo invasivo, que permite com alta precisão para determinar a presença e o grau de doença;
- Laparacopy - Em caso de diagnóstico diferencial de VRVMT do diagnóstico diferencial de sintomas de doenças ginecológicas (endometriose, mioma, colpite).
- Ovariografia seletiva - O estudo do estado das veias, introduzindo uma matéria de contraste, é considerado o método de diagnóstico mais objetivo.
- Imagens de ressonância de computador ou magnéticas Ele permite esclarecer os detalhes do curso da doença e diferenciá -la de outras patologias não -hidroxológicas semelhantes em sintomas (doenças articulares, doença de Crohn etc. ).

Previsões e medidas preventivas
É quase impossível curar completamente as varizes das pequenas pelves sem intervenção cirúrgica. Com a ajuda da medicina conservadora Você pode facilitar muito e até eliminar os sintomas mais desagradáveis E reduzir significativamente o risco de complicações da doença. A operação também não fornece cem por cento que a doença não retornará.
Para evitar uma recaída da doença É sempre necessário aderir a um estilo de vida "anti -variável" :
- Proibido fumar;
- Não use drogas hormonais incontrolavelmente;
- Mova -se mais e fique de pé imóvel;
- Observe uma dieta anti -esclerótica com uma grande quantidade de alimentos vegetais frescos;
- Realizar diariamente um complexo de exercícios terapêuticos de ginástica e respiração para manter a saúde dos vasos sanguíneos;
- Após uma operação cirúrgica para o VRVMT, é necessário usar malhas de compressão e tomar doses preventivas de medicamentos venotônicos prescritos pelo médico.
Varizes pélvicas - veias - Este é um flagelo oculto da saúde das mulheres, uma espécie de doença fantasma , o que é difícil de encontrar, mas sofrer disso é bastante real.
O principal sintoma da doença é uma dor pélvica crônica que pode atormentar o paciente por um longo tempo e se tornar uma fonte de abandonar muitas alegrias da vida. Você não pode suportar tanto desconforto e não pode consultar um médico!
Quando os sintomas específicos aparecem, você precisa entender claramente que é anormal e imediatamente procurar ajuda de um especialista.

Terapia básica
Em uma questão como o tratamento de varizes da pelve, a base consiste na correção de sua nutrição. Para começar, as mulheres com VRVMT devem aprender que mesmo Detralex não terá eficiência de devido se não se recusar a trabalhar em produção prejudicial.
Se houver uma oportunidade, é melhor mudar para um trabalho mais leve - excluindo atividade física excessiva, levantamento de peso.
Se durante um dia de trabalho você precisar sentar ou permanecer por um longo período, providencie as intervalos de 5 minutos a cada meia hora. Neste momento, você pode simplesmente andar ou deitar, ou pode fazer ginástica terapêutica.
O tratamento de alta qualidade das varizes também não é possível sem alterações na dieta. A partir da dieta, é necessário remover completamente a gordura e os alimentos fritos, alimentos defumados e conservação. Use o menor número possível de frutas cítricas, tente usar temperos com menos frequência ao cozinhar.
Adicione mais produtos naturais ao seu menu diário - frutas e vegetais. Em vez de gorduras animais, use vegetais - eles contêm uma grande quantidade de vitaminas B E.
Com a dolorosa expansão das veias da pélvis, é necessário usar linho de compressão especial. Estamos falando de calças justas ou meias que contribuem para a normalização da circulação sanguínea nos vasos e também eliminam a estagnação do fluido nas veias.
Além de tudo isso, as mulheres com VRVMT devem estar envolvidas em metodologia antitaricosa todos os dias. Inclui os seguintes exercícios:
- Nada na piscina ou lagoa aberta com água limpa;
- corrida matinal;
- esqui de bicicleta;
- Andar de andar ou andar de patinação.
Um banho diário ajudará a tonificar as veias. Regue a área dos quadris, abdômen e nádegas com jatos de diferentes temperaturas.
Terapia medicamentosa
Se a doença das veias pélvicas estiver nos estágios iniciais do desenvolvimento, você pode tentar lidar com ela com a ajuda de medicamentos. O grau de dano pode ser detectado pelo ultrassom (exame de ultrassom das veias da pelve).
Muitas vezes, são encontradas varizes da pelve durante a gravidez. Se uma mulher dá à luz em breve, é necessário estabilizar sua condição o mais cedo possível.
Medidas preventivas
Livre -se para sempre das varizes da pelve, sem recorrer à intervenção cirúrgica, é quase irrealista. No entanto, os navios nunca se expandem por conta própria, o que significa que os problemas podem ser evitados ajustando seu estilo de vida.
Mesmo após a intervenção cirúrgica, você não terá uma garantia absoluta de que a doença não retornará novamente. Obviamente, os métodos conservadores modernos simplificam bastante o processo de tratamento e recuperação. Você pode evitar a recaída apenas se seguir várias regras:
- Recusar fumar;
- A causa das varizes da pelve nas mulheres é frequentemente tomando contraceptivos hormonais que são selecionados incorretamente;
- Tente ser fisicamente ativo, faça pausas frequentes no trabalho;
- Observe uma dieta para varizes de uma pequena pelve - consome muita comida natural de origem vegetal;
- Mantenha os vasos em tom, realizando exercícios terapêuticos para varizes da pelve, bem como definir ginástica respiratória;
- Siga todas as prescrições do médico no período de recuperação após a intervenção cirúrgica - use roupas íntimas de compressão, tome medicamentos a tempo.

Remédios populares
Para aliviar os sintomas e acelerar a restauração das veias afetadas, o uso dos meios de medicina tradicional. No entanto, não use medicamentos naturais sem consistência prévia com o médico.
Lista de receitas eficazes:
- Gengibre moído (4 colheres de sopa) e raspas de limão são derramadas com água fervente (1 L). Após o resfriamento, o mel é adicionado à infusão (2-3 colheres de sopa de L. ). A bebida é usada em vez de chá.
- Chestnut (200 g) é esmagado e derramado com vodka (1 L). A ferramenta é infundida por 7 dias em um local escuro. Dosagem recomendada: 10 gotas 3-4 vezes por dia durante um mês.
- Os galhos de carvalho, salgueiro e castanha em forma triturada (1 colher de sopa) são derramados em uma panela, derramados com água fervente (1 L) e colocados em fogo baixo. Meia hora após a fervura, a decocção é removida do fogão e resfriada. Em seguida, camomila, série, secagem e erva de St. John (1 colher de sopa) são adicionados a ele. O prazo é de 12 horas. Um pouco de mel deve ser colocado no medicamento filtrado.
O esquema de decocção: os primeiros 2 dias - 3 vezes 50 ml, nos próximos 2 dias - 100 ml, no futuro, a dose aumenta para 150 ml. A duração da terapia é de 20 dias, após o que uma pausa é feita por 10 dias.
Para melhorar a condição dos vasos sanguíneos, é útil usar mirtilos, bem como o pólen de flores diariamente.
Ao usar remédios populares, é importante entender que eles apenas complementam o prato principal, por isso é indesejável recusar medicamentos prescritos por um médico.
O exame médico regular não é de grande importância, o que permitirá que você detecte qualquer desvio no tempo e prossiga para a terapia. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil é lidar com ela. Casos graves requerem tratamento prolongado.
As lesões varicosas das veias da pelve sem sintomas pronunciados podem ser eliminados por métodos conservadores. Eles lutam com uma doença negligenciada com a ajuda da cirurgia, mesmo após manipulações cirúrgicas, é possível uma ocorrência repetida de patologia.
Será possível minimizar o risco de VRVMT graças à prevenção, o que implica um estilo de vida saudável.